Mais Algumas Reflexões


Segunda feira passada estive em reunião com os jovens de Frei Inocêncio, pelo MSN. Uma experiência interessante e muito legal, pois eles podiam ver meu rosto ( queria que ouvissem minha voz, mas a conexão não ajudou), o que favoreceu, e muito, que eles entendessem o que lhes queria dizer.

Curioso foi quando, se não me engano a Aline, me chamou de ‘pastor’. Sinceramente, e sei que ouço protestos, não me considero um ‘pastor’. Pelo menos no sentido técnico da palavra na Igreja. E não falo aqui de Direito Canônico, mas de esperiência pastoral.

O pastoreio é uma questão extremamente delicada na RCC. Pode cair para o paternalismo (isso já fiz), ou para o autoritarismo (isso acho que não fiz). Parece, que quando falamos em Pastor, falamos em alguém que faz muito pela ovelha.

Mas será isso mesmo? O Papa é o Pastor visível da Igreja. O que ele faz ‘diretamente’ por nós?

Embora as ovelhas sejam animais bastante limitados, comparado ao gado bovino por exemplo, o papel do Pastor não é de tanger seus animais, mas chamá-los e saber que elas conhecem a voz daquele que a conduz para o melhor.

Na última conversa com Dom Aloísio, partilhávamos a dificuldade de coordenar um movimento em que as pessoas se pressupõe conduzidas pelo Espírito. Ele falava das suas dificuldades ainda como padre, quando alguns grupos não se uniam a uma comunhão paroquial.

Peço que orem por mim, para que eu seja testemunha de Jesus para a RCC desta Diocese. Quem me conhece sabe o quanto eu e tantos outros lutamos por ela nos últimos 20 anos. E, como diria o poeta, ‘minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais’.

Mas, em Deus, com certeza nosso sacrifício não é em vão.

Seu servo,

Luís A Bassoli

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

