Que grande momento!


Só assim podemos definir o que aconteceu no sábado, dia 14 de agosto, na (lotadíssima) Associação Luz dos Povos.

Com a maior presença já registrada numa Assembléia Diocesana (curiosamente esta era informal), com representantes de muitas cidades, tivemos cinco principais momentos.

O primeiro foi o Rosário Participado, com momentos fortes de oração durante a meditação dos mistérios. Ali, o Senhor, por meio do Seu Espírito, nos conduziu até uma oração de perdão e de jubileu, ‘zerando’ nossa caminhada no sentido de cobrarmos daqueles que nos ofenderam. Especialmente na caminhada eclesial.

Logo após, Dom Aloisio Vitral dirigiu a reunião em torno de duas horas. Foi mais do que uma reunião, foi uma partilha de corações. Nosso Bispo começou com uma introdução para quebrar o gelo. Depois, como abriu para perguntas, fiz a primeira. Como ele, como Bispo, via a nossa ‘identidade’ de carismáticos? Ele disse que sem problemas. Comentou que a maior dificuldade para ele da RCC seria o ‘conflito de interesses’ com a comunidade, com o movimento tirando o leigo da vida paroquial.

Ponderei que a RCC tem um papel único na Igreja Católica hoje, ao ser um movimento que traz de volta pessoas a Deus. E que não seria este nosso papel nas comunidades?

Depois, outros temas e reflexões foram sendo partilhados.Especialmente, as dificuldades na relação com o clero, o que mereceu ponderações de Dom Aloisio sobre o que devemos fazer quanto a isto.

Lamento resumir este momento a tão poucas considerações (foram duas horas!), mas acho que o mais importante foi a partilha, a confiança mútua, o coração do Pastor e das ovelhas em comunhão. Olha, maravilhoso.

Pedi, ao final da participação de Dom Aloisio, que ele mostrasse aos padres que gostam da RCC que ele nos aceita em nossa identidade. Isso já seria muito para nós. Ele então disse que mais importante do que falar, é a atitude, e isso, deduzimos, ele tem demonstrado seu apoio.

Após este momento, foi a hora do lanche. Parece pouco, mas era de uma alegria e partilha intensa entre tantas cidades presentes; Serra dos Aimorés, Nanuque, Crisólita, Bertópolis, Umburatiba, Mairinque, T Otoni, Poté, Frei Inocêncio, Jampruca, Carlos Chagas, Águas Formosas. Será que esqueci?

Após o lanche, partilhei então o meu coração. Falei sobre prioridades que precisamos ter na RCC (Primeiro Anúncio do Evangelho), que estamos substituindo, por exemplo, por shows, que em si são bons, mas não expressam nossa primeira opção. E custam muito, enquanto não temos recursos para contribuir com o Escritório Diocesano, e consequentemente, o Estadual e o Nacional.

Falei das obrigações do coordenador de grupo ( fornecer Seminário de Vida, Carismas, Discipulado), que deve acontecer anualmente. Da necessidade de comunhão dentro da Diocese, enquanto uma rede que devemos ser.

Reforcei que pregador de fora só deve estar aqui com a autorização do Bispo, mas que Dom Aloisio quer uma RCC forte, evangelizadora, e por isso devemos nós mesmos assumir nosso trabalho (ele ressaltara que devemos respeitar as diferentes realidades dentro da mesma Diocese).

Após minha fala, abri para que pudessemos tirar um propósito de rumo para a RCC local. Três medidas foram escolhidas: o Escritório Diocesano deve ser responsável pela articulação entre pregadores e ministérios de música; para isso, deve ser reorganizado. E que a Equipe deve escolher os moderadores dos ministérios dentro da Diocese.

Confesso que talvez nunca tenha sentido em meu coração tanta confiança de que a nossa RCC diocesana tem futuro. Especialmente, pela maturidade demonstrada pelos presentes nas várias partilhas.

Agora cabe à Equipe Diocesana organizar isso. O trabalho é nosso.

Mas a oração e intercessão é de vocês.

O Espírito Santo nos encaminhe.

As fotos são de Fany Moreira

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Que grande momento!

  1. Magno disse:

    Foi muito bom! só unção, fogooooooo!, o melho é rever os amigos, (Gilmar de Aguas formosas Charlim o povo santo)… resumindo, bom d+!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s