Evangelho quotidiano


Segunda-feira, dia 27 de Setembro de 2010

Segunda-feira da 26ª semana do Tempo Comum

S. Vicente de Paulo, presbítero, fundador, +1660

Comentário ao Evangelho do dia feito por

João Cassiano : «Quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande»

Leituras

Job 1,6-22.

Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o

acusador, Satan, foi também junto com eles.

O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma

volta ao mundo e percorrê-lo todo.»

O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele

na

terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.»

Satan respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus

desinteressadamente?

Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos

os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos

cobrem toda a região.

Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te

amaldiçoará, mesmo na tua frente.»

Então, o Senhor disse a Satan: «Pois bem, tudo o que ele possui deixo-o

em

teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satan saiu

da

presença do Senhor.

Ora, um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa, e bebiam

vinho

na casa do irmão mais velho,

um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam

perto deles.

De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a

fio

de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.»

Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível

caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu

para te trazer a notícia.»

Falava ainda este, e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos

em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de

terem

passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para te trazer

a

notícia.»

Ainda este não acabara de falar, e eis que entrou outro e disse: «Os teus

filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão

mais velho

quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e

abalou os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens. Morreram

todos. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.»

Então, Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois,

prostrado por terra em adoração,

disse: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo

deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!»

Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma

insensatez.

Salmos 17,1.2-3.6-7.

Ouve, SENHOR, a minha causa justa, atende ao meu clamor. Escuta a minha

oração, que não sai de lábios mentirosos.

Venha de ti a minha sentença, pois os teus olhos descobrem o que é justo.

Perscruta o meu coração, mesmo durante a noite, submete-me à prova de

fogo

e não encontrarás em mim iniquidade; a minha boca não transgrediu.

Eu te invoco, ó Deus; responde me! Inclina para mim o ouvido, escuta as

minhas palavras.

Mostra nos a tua misericórdia, Tu, que salvas dos agressores os que

buscam

refúgio na tua direita.

Lucas 9,46-50.

Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior.

Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de

si

e disse-lhes: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe,

e

quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais

pequeno entre vós, esse é que é grande.»

João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em

teu nome e impedimo-lo, porque ele não te segue juntamente connosco.»

Jesus disse-lhe: «Não o impeçais, pois quem não é contra vós é por vós.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por

João Cassiano (c. 360-435), fundador de mosteiro em Marselha

Conferência n°15, 6-7 (a partir da trad. SC 54, p. 216 rev.)

«Quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande»

«Vinde», diz Cristo aos Seus discípulos, «e aprendei de Mim», não

certamente a expulsar os demónios pelo poder do céu, nem a curar os

leprosos, nem a dar luz aos cegos, nem a reanimar os mortos […]; mas,

diz

Ele, «aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11,

28-29). Aí está, efectivamente, o que todos podem aprender e praticar.

Fazer revelações e milagres nem sempre é necessário, nem vantajoso para

todos, e também não é concedido a todos.

Pois a humildade é a mestra de todas as virtudes, o fundamento inabalável

do edifício celestial, o dom próprio e magnífico do Salvador. Aquele que

o

possui poderá fazer, sem perigo de causar estranheza, todos os milagres

que

Cristo operou, porque procura imitar o Senhor manso, não na sublimidade

dos

Seus prodígios, mas na virtude da paciência e da humildade. Em

contrapartida, quem se sente impaciente por se impor aos espíritos

impuros,

por dar saúde aos doentes, por mostrar às multidões sinais maravilhosos,

bem pode invocar o nome de Cristo no meio de toda a sua ostentação; mas

esse é estranho a Cristo, porque a sua alma orgulhosa não segue o mestre

da

humildade.

Eis o legado que o Senhor deixou aos Seus discípulos aquando do Seu

regresso para junto do Pai: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis

uns

aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei»; e

acrescenta de imediato: «Por isto é que todos conhecerão que sois Meus

discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13,34-35). É bem certo

que,

quanto menos mansos e humildes formos, menos cumpriremos este amor.

Gerir directamente o seu abono (ou a sua subscrição) neste endereço :

http://www.evangelhoquotidiano.org

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

