O Sermão da montanha (*versão para educadores*)


Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:

­ Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles…

Pedro o interrompeu:

­- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:

­- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:

­- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:

– Vai cair na prova?

João levantou a mão:

­- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:

­- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:

­- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:

­ – Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:

– Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:

– Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:

– Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:

– Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

­- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:

­- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

­- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular…

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