Haja poluição…


Estudo mostra que 66% dos carros de BH transportam apenas um passageiro

Em Belo Horizonte, a explosão da frota na capital, que saltou de 655 mil automóveis, em 2000, para 1,29 milhão em 2010. Esse boom expõe problemas, como a deficiência do transporte coletivo, e cria outros, conforme mostra estudo do engenheiro Frederico Rodrigues, ao apontar que 66% dos automóveis que circulam no município levam apenas o condutor.
O percentual integra a tese de doutorado defendida pelo engenheiro, em dezembro de 2010, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para chegar ao resultado, ele usou metodologias de pesquisas internacionais e foi a campo contar o número de veículos e a ocupação de cada um deles. O estudo in loco foi feito nas avenidas Amazonas, Pedro II, Silviano Brandão, Antônio Carlos, Sebastião de Brito e na MG-10. O índice, assegura, pode ser estendido a toda a cidade. Levando-se em conta que do total de 1,29 milhão de veículos de BH 909 mil são carros, segundo balanço divulgado em agosto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e na hipótese de que todos eles circulassem simultaneamente, o percentual corresponderia a nada menos que 599,9 mil automóveis transportando apenas seus motoristas.

De cada 10 carros, quase sete rodam somente com o condutor. A ociosidade de ocupação é grande: além dos 66% que circulam apenas com o motorista, 24% dos carros transportam o condutor e apenas um passageiro. Somente 10% trafegam com três, quatro ou cinco pessoas, disse Frederico, que é diretor executivo da Im Traff Consultoria e Projetos de Engenharia. Sua tese de doutorado ajuda a entender o porquê das retenções diárias e da baixa velocidade média em importantes corredores viários da cidade. (Estado de Minas)

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s